EU SOU JACÓ – ESTRATÉGIAS DIVINAS



“E, todas as vezes que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas à vista do rebanho nos canais de água, para que concebessem diante das varas. Porém quando o rebanho era fraco, não as punha; assim, as fracas eram de Labão, e as fortes, de Jacó.” Gn 30.41,42

Paz do Senhor, tudo bem? As postagens do tema estão lhe abençoando? Espero que sim. Deixem seus comentários, isso nos ajuda muito, tá bom.

Há ações de Deus que não conseguimos entender ou mesmo explicar, mas certamente vemos o agir milagroso do Senhor por nós. Marcos Gama

Passados muitos anos de sua chegada em Harã, um novo ambiente. Jacó forma família, e muitas coisas haviam acontecido em sua vida. O Senhor certamente havia lhe abençoado na terra dos parentes de sua mãe. Os anos de trabalho por suas  esposas findara, e Labão que muito havia sido abençoado, e certamente não querendo perder o trabalho abençoado de Jacó, resolve pagar ao patriarca por seu trabalho.

Labão sabia que por causa de Jacó, Deus havia lhe abençoado, e certamente não era hora de deixar Jacó parar de trabalhar, assim propõe um salário, todavia Jacó astuto e crendo que O Senhor estava com ele sugere um pagamento para sua labuta. Ovelhas malhadas e listradas, este seria o pagamento pelo trabalho de Jacó. Labão e seus filhos querendo se aproveitar de Jacó tenta enganá-lo, e segundo o texto sagrado “por dez vezes” Labão e seus filhos mudam o salário de Jacó.

O Senhor deu a Jacó uma estratégia nada convencional para abençoar o patriarca. Há ações de Deus que não conseguimos entender ou mesmo explicar, mas certamente vemos o agir milagroso do Senhor por nós. Jacó colocava as ovelhas mais fortes para cruzar, e quando isso acontecia colocava varas defronte as águas onde o cruzamento acontecia, assim, as ovelhas mais fortes saiam para Jacó prosperando suas posses.

Vemos quanto O Senhor cuida dos seus, em meios aos enganos dos homens astutos que usam de maldade para prosperar, O Senhor das nossas vidas nos abençoa. Jacó viu O Senhor lhe prosperar em meio ao engano, e isso é uma linda palavra de confiança para nós que muitas vezes estamos em meio a tantas maldades e enganos.

O Senhor tem uma estratégia para lhe abençoar, não se importe com quem deseja seu mal e tenta lhe enganar, estamos na dependência do Senhor. Aprendamos a viver em meio a uma sociedade caída, como disse O Senhor Jesus para nós “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mt10.16. Não podemos pagar a maldade sofrida com a mesma maldade, pois isso nos tornaria iguais ao mundo, nossa atitude de abençoar a quem nos amaldiçoa e pelos simples fato de sermos diferentes. O Senhor ainda tem muitas estratégias para nos abençoar.

O Senhor prospera Jacó e este é engrandecido a ponto de seus cunhados e sogro já olharem para ele de forma não amigável, certamente esse era um bom sinal de que os ventos estão soprando para outro lado e talvez é hora de mudar as velas em outra direção.

Paz e graça!








ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!




Comentários

Postagens mais visitadas