EU SOU JACÓ – UM CORAÇÃO ENGANADO


“E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste? Gn 29.25

Paz do Senhor a todos os nossos visitantes, tudo bem? Vocês estão gostando das mensagens sobre Jacó? Estão sendo edificados? Deixem seus comentários criticas e opiniões, isso é muito importante para mim, ok?

...Quem de enganos serve, de enganos será servido! Esse não é um bom adágio a ser acrescentado ao nosso conhecimento popular? Marcos Gama

Um novo ambiente, novos projetos, novos sentimentos e por que não dizer, antigos enganos. Jacó ao enamorar-se de Raquel aceita trabalhar por sete anos para pagar o dote da moça e era chegado o dia do pagamento por anos a fio de labuta. Jacó espera ansioso pelo dia em que terá sua amada em seus braços e este dia chegara.

Mas o que o patriarca não esperava era que seu futuro sogro, Labão, na noite de núpcias, depois de uma cerimonia simples lhe entregasse Lia, sua filha mais velha em vez de Raquel. Labão usa deste expediente alegando ser o costume local não dar a filha mais nova antes da mais velha, para continuar com o trabalho de Jacó. Labão maliciosamente articula uma estratégia de continuar sendo abençoado pelo trabalho de Jacó, que claramente O Senhor estava abençoando.

Jacó usara deste mesmo artifício com seu irmão e pai, agora chega a sua história de vida o gosto amargo do engano. Quem de enganos serve, de enganos será servido! Esse não é um bom adágio a ser acrescentado ao nosso conhecimento popular? Nossas plantações geram colheitas de acordo com as sementes plantadas e neste momento da vida de Jacó uma dolorosa colheita acabara de acontecer.

Vejamos como as exortações das Escrituras em todos os períodos bíblicos são reais, Paulo escrevendo aos Gálatas, milhares de anos depois fundamenta este pensamento dizendo “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6.7. Paulo usa uma expressão introdutória ao versículo “Não erreis...”, poderíamos usar também o “Não se enganem...”, pois geralmente acreditamos que este princípio não acontecerá conosco, porém Jacó experimentou seu próprio veneno.

Para todos nós fica uma linda e preciosa lição sobre nossas escolhas e ações, pois todas elas são sementes que a seu tempo brotarão as colheitas de nossas emoções. Porém também aprendo que O Senhor nos ajudará em todas as nossas dificuldades, pois quando um homem e uma mulher tem um encontro com O Senhor, passam a desfrutar de sua graça e até mesmo suas colheitas amargas, O Senhor vai lhes orientar como administrar.

Jacó recebe Lia como mulher e depois de uma semana Recebe Raquel sua amada, tendo agora que trabalhar por mais sete anos por Lia. Um coração que tantas vezes enganou foi enganado, na noite mais esperada por Jacó, rendeu-lhe uma manhã de frustração. O texto sagrado diz que apesar de Jacó ter conhecido Lia, seu coração era de Raquel (Gn 29.30). Lia teve muitos filhos de Jacó, Raquel teve dois, e um deles foi escolhido por Deus para dar um grande livramento ao povo de Israel. O Senhor tem seus critérios para aplicar a justiça divina.

Na paz do eterno Deus de nossas vidas,.









ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!





Comentários

Postagens mais visitadas