EU SOU JACÓ – UMA FAMÍLIA PROFÉTICA



“Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.” Gn 30.1

Paz do Senhor a todos os nossos visitantes, que O Bondoso Deus continue lhes abençoando em Cristo. Espero que ler estas postagens sobre Jacó possa estar promovendo muitas bençãos e suas vidas. Queria pedir que vocês deixassem seus comentários para que possamos saber o que vcoês acham, ou mesmo se está sendo relevante, ok? Então vamos lá.

Não se preocupe se sua família não é a mais poderosa, rica ou estruturada, O Senhor tem seus meios para cumprir suas promessas. Marcos Gama

Os filhos de Jacó nascidos de suas duas mulheres, Lia e Raquel e de suas duas criadas Bila e Zilpa: Rubens, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José, Bejamim e Diná, deram origem as doze tribos de Israel, e veio a se tornar à base que formou a nação que também levaria seu nome, Isarel. Todavia a formação da família de Jacó, nesta composição que apresentamos foi formada com muitas dores.

Apesar de Jacó amar Raquel, ela não lhe dava filhos e Lia sua irmã sentia-se rejeitada por Jacó, devido não receber a mesma atenção que a irmã recebia. O texto bíblico diz que “Vendo O Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.” Gn 29.31, assim O Senhor concede a Lia quatro filhos consecutivos: Rubens, Simeão, Levi, Judá dois deles com grande conotação no povo, a tribo de Judá veio o rei Davi, da tribo de Levi os sacerdotes e sumo sacerdotes. O Senhor concedera a Lia fertilidade, e isso angustiava a Raquel que chegou a obrigar ao patriarca fazer algo “Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã (Lia) e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.” Gn 30.1, em uma sociedade em que o valor da mulher estava ligado a sua condição de mãe, era para Raquel uma grande humilhação não os ter. Assim segundo o costume da época, Raquel oferece sua criada, Bila, para que dela Raquel lhe desse filhos a Jacó e assim vieram Dã e Nafitali. Lia vendo que não mais estava gerando filhos, usou do mesmo expediente para continuar  a competição com Raquel e deu sua criada Zilpa para que Jacó lhe desse filhos, e nasceram Gade e Aser.

Era grande a prosperidade de filhos na casa de Jacó, Lia ainda concebeu Issacar, Zebulom e Diná a única mulher da tribo de Jacó e por fim O Senhor lembrou-se de Raquel dando José e Benjamim gerando assim uma família poderosa e profética que produziriam reis e sacerdotes.

Todo este contexto mostra que em meio as nossas fraquezas e problemas O Senhor cumpre suas promessas e propósitos para conosco. Jacó fizera uma aliança com O Senhor em Betel, e neste momento vemos a mão do Todo Poderoso lhe abençoando.

Sacerdotes, reis uma nação inteira de um único povo, isso revela um Deus que está acima das intempéries humanas e que nada e ninguém pode frustrar seus planos na vida daqueles que vivem suas promessas. Neste momento da narrativa bíblica vemos O Senhor dar estrutura as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor é Deus de alianças e essas são feitas baseadas em sua eterna misericórdia, Jacó não tinha uma família perfeita, mas Jacó tinha um Deus poderoso e isso era o suficiente para ele saber que tudo daria certo. Não se preocupe se sua família não é a mais poderosa, rica ou estruturada, O Senhor tem seus meios para cumprir suas promessas.

Na paz que excede todo o entendimento....









ADQUIRA NOSSO E-BOOK "Eu resolvi dizer... Sim!



Comentários

Postagens mais visitadas