Clean - Esquecendo-me das coisas que para trás ficam

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim," Fp 3.13

Paz do Senhor Jesus Cristo, sejam bem vindos a mais uma postagem do nosso espaço de crescimento cristão.

Hoje temos mais uma palavra que O Senhor nos Deus para os nossos cultos de Homens e Mulheres Empreendedores. Espero que você entenda o que Deus nos deu para despertar sua fé e tirá-lo do comodismo e das frustrações da vida.

Em nossas reuniões de Homens e Mulheres Empreendedoras, O Senhor tem nos dado uma série de Palavras com conceitos chave que uso com palavras chave para o bom entendimento, hoje a palavra é CLEAN.

Clean é um verbo inglês que significa limpo ou mesmo limpar com água. A ideia que se tem é de limpeza.

Dentro de nosso conceito chave significa limpar o passado, não deixar que as frustrações, perdas e lutas do passado travem nosso presente e dificultar o nosso futuro, ou seja, precisamos deixar as dores do passado no passado.

Esta é a orientação que Paulo trás aos Felipenses quando ele diz "esquecendo-me das coisas que atrás ficam," Essas coisas devem ser esquecidas, por que elas estão no passado. Porém muitas pessoas vivem em situações hoje que aconteceram no passado e o inimigo usa disso para engessá-las. Precisamos entender que no mundo teremos AFLIÇÕES, disse O Senhor, mas que nós deveríamos ter BOM ANIMO. Todas as frustrações, medos, perdas, quedas, falhas, situações vexatórias e tantas outras dores são coisas que devem ficar para trás e não impedir que avancemos.

Nas sagradas Escrituras temos um personagem que ilustra muito bem este conceito. Alguém que sofreu muitas frustrações, perseguições, grandes perdas, abandono, solidão e em todas estas situações ele conseguiu deixar o passado para trás e sempre avançou rumo ao alvo de sua Fé.

José, é um dos personagens mais emblemáticos das Escrituras, a narrativa do Gênesis disponibiliza 14 capítulos para mostrar a vida de José e de seus irmãos. José é o link entre os Patriarcas e Moisés.

Acredito que a maioria de nós conhece a História de José e por isso não vou me deter nos detalhes, quando eu lançar o Livro sobre este tema vocês poderão saber os lindos detalhes que O Senhor me deu. 

Mas vamos comentar alguns para que você se inspire e não deixe seu passado ou qualquer outra coisa frustar seu presente e muito menos destruir seu futuro.

Ao que tudo indica, José sempre foi alguém diferente dos demais, não que ele fosse melhor, porém José tomava atitudes que chamavam a atenção de todos os que estavam a sua volta. O texto sagrado diz como José era diferente dos seus irmãos, pois enquanto aqueles eram descuidados e gerenciavam os bens de Jacó de forma leviana, José como um BOM OBSERVADOR, sempre trazia relatórios da má administração de seus irmãos. Por este motivo sabemos como o ódio de seus irmãos se originou e ganhou proporções perigosas.

Por sua postura e seu cuidado com os bens de seu pai e lógico sua herança, Jacó ver em José alguém que poderia, quem sabe, até ser o próximo líder se sua família, pois Rubens o primogênito havia maculado seu leito e Levi e Simeão tinham dado um grande mau exemplo de gestão de conflitos no caso de Siquem. José parecia ser centrado e obediente, muito cuidadoso com os bens e os recursos que garantiriam a sobrevivência dele e de toda a sua família, enquanto seus irmãos eram o oposto disso. José é agraciado com uma linda túnica de várias cores, fato este que despertou ainda mais a ira de seus irmãos e deu um destaque a mais para José. Além disso José era um visionário, ele tinha sonhos de crescimento, porém estes não foram muito bem recebidos pelos seus familiares.

Algumas lições já precisam ser aplicadas neste momento.

1 - Faça sempre o seu melhor, não é por que você tem maus exemplos entre seus irmãos que você deve agir igual. Lembre-se, Deus nos chamou para fazer a diferença.

2 - Seja um bom observador, não é para andar curiando a vida alheia, mas seja um observador e aproveite para aprender o que puder. 

3 - Valorize os recursos de sua família, tanto espiritual como a sua família natural.

4 -  Seja critico com os erros, não os encubra, sempre relate, confesse e O Senhor lhe abençoará.

5 - Suas vestes espirituais sempre vão despertar a inveja de quem não tem os mesmos sonhos que você, mas entenda os sonhos são seus, então não queira que os outros entendam sua visão.

Por causa de seu comportamento e seus sonhos José foi desprezado por seus irmãos, jogado dentro de um poço seco e quase foi assassinado. Posteriormente foi vendido e acabou como escravo na maior cidade da época, passando a ser criado de uma das maiores autoridades egípcias. Longe de sua família e agora como escravo, José poderia ter se revoltado com o que aconteceu e se desgraçar, porém José soube deixar o passado no passado, e apesar de todas as lutas se aplicou em sua nova OPORTUNIDADE, não deixou que o passado atrapalhasse e acabou sendo promovido a MORDOMO de Potifar.

Porém em todo lugar vai haver invejosos e pessoas que querem fazer você perder o foco. Porém José tinha sonhos, tinha visão, José tinha seus olhos focados no Senhor Deus que nos dá os nossos sonhos e projetos. Foi jogado na prisão por calúnia e difamação, mas novamente essa situação não matou José, ele novamente deixou o passado de lado e se tornou o chefe da prisão aonde ele era prisioneiro.

AS PRISÕES DESTA VIDA NÃO PODEM PRENDER SEUS SONHOS OU SUA VISÃO!

Dentro da prisão José mostrou sua capacidade e O Senhor no momento certo colocou as pessoas certas da forma certa e mais uma oportunidade apareceu, mas novamente José honra Ao Senhor e demonstrando seu senso administrativo que começou na gerência dos negócios de seu pai, agora esses mesmos dotes administrativos e uma postura profissional exemplar leva José a ser a segunda pessoa mais importante do Egito.

José não deixou que o poço vazio o matasse, o poço continua vazio e José está em uma posição de honra, a escravidão e as humilhações não mataram José e mesmo na prisão continuou a crescer.

Sabe de uma coisa? Estas lutas são exatamente para preparar você para crescer e quando O Senhor te abençoar, você poder ser usado para aqueles que te jogaram no poço.

Então, limpe o passado e viva o presente. Não tire seu foco dos sonhos que O Senhor te deu "e avançando para as que estão diante de mim"

CLEAN, CLEAN, CLEAN!

Paz, 


Comentários

Postagens mais visitadas