quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Série Crescimento Espiritual - Guarda o teu coração

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4.23

Paz e graça. Novamente aqui estamos para comentar mais um texto bíblico e assim, fortalecer nossa fé.

Quando As Escrituras usam a palavra coração, ela pode ter alguns significados como: literalmente o músculo cardiovascular que bombeia nosso sangue para as veias e artérias, pode se referir também como significando a alma e no texto citado neste post evidentemente fala a respeito desta última situação.

Dentro de um pensamento tricotomista, o qual define o ser humano em corpo, alma e espírito,  a palavra coração na passagem que dá inicio a este post estaria de referindo a alma humana que é a sede dos sentimentos tanto bons quando maus.

Em outras passagens estes "sentimentos" também são chamados de frutos que procedem de dentro de uma árvore, esta se for boa, dará bons frutos, porém ser for mau, os frutos serão maus também. Assim do coração do homem, como afirmou o Senhor Jesus, procedem as saídas da vida, tanto as boas quanto as más (Mc 7.1-23).

Por este motivo é que o autor de provérbios nos exorta que tudo o que devemos guardar, guardemos o nosso coração, pois dele é que saem os frutos, ou melhor as decisões que determinaram as reações de nossas vidas. Cada ação nossa procede de um desejo ou intenção de  nosso coração, por este motivo precisamos ter cuidado com o que fazemos por intermédio do corpo, pois daremos conta disso.

Nossas ações são como sementes que poderão nos garantir uma boa colheita ou determinar muito sofrimento devido a semeadura errada.

Tome cuidado com o que passa dentro de você, tenha sempre certeza que O Senhor Jesus Cristo está no controle dos seus sentimentos ou certamente sua vida estará sob sua própria gestão e caso isso aconteça, você sofrerá muito. 

Para ilustrar este pensamento, uso um ensino do Senhor Jesus inserido no Sermão do Monte, quando exorta aos seus ouvintes que "Eu porém, vos digo, que qualquer que atentar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mt 5.28

Tome cuidado com seus pensamentos, pois eles são a principal zona de batalha da vida do cristão, por este motivo Paulo escrevendo aos romanos solicita no capitulo 12 que sejamos transformados pela renovação do nosso entendimento.

Assim, vigie todos os aspectos da sua vida, mas principalmente o seu coração.

PAZ,


Nenhum comentário: